Origem da tradição
O rei Momo é inspirado na mitologia grega, em que Momos era um personagem mitológico que personificava a ironia e o sarcasmo. No Brasil, este personagem mitológico foi adaptado para as festas carnavalescas, tornando-se um dos principais símbolos do carnaval.
Como é o rei Momo atual
O rei Momo deve ser uma pessoa que goste muito de carnaval e de preferência gordo. Deve ser animado, pois é ele quem vai animar e comandar as festas de carnaval. O rei Momo deve ser também simpático, brincalhão, divertido e bem-humorado.Em algumas cidades como, por exemplo, o Rio de Janeiro existe uma tradição em que o prefeito entrega a chave da cidade para o rei Momo. Desta forma, simbolicamente, o rei Momo governa a cidade nos quatro dias de folia.
Como é escolhido
Atualmente, cada cidade, em que há carnaval organizado, escolhe um rei Momo através de eleições (votam pessoas ligadas à organização do carnaval).
Curiosidades:
– A figura do rei Momo apareceu no Brasil nos carnavais do começo da década de 1930.- De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, momo é sinônimo de comediante e zombaria. Ainda de acordo com este dicionário, na Idade Média (em Portugal e Espanha do século XVI), “momo” era o nome dado a uma encenação curta com uso de máscaras.
Sobre o nosso Rei Momo
Foto: Caroline Assafe/Momoking
O REI BABU!
Paulo Cesar Carvalho, mais conhecido como “Babu”, já foi Rei Momo por 14 vezes por cidades do Grande ABC e já esteve em apresentações intenacionais com o Momoking. Ele pesa cerca de 117 kg e tem 1,71 de altura. Babu diz que já chegou a pesar 150 kg, mas o peso estava afetando a sua saúde, então resolveu eliminar alguns quilinhos e, além de cuidar da alimentação, passou a fazer caminhadas.
Babu e passistas durante o Carnaval de Quito, Equador, em 2020.
Foto: Momoking